No dia 5 de setembro tivemos o lançamento global de EVERYBODY’S GOLF HOT SHOTS, e assim como o PATAPON e FREEDOM WARS, faz parte da parceria da BANDAI NAMCO e Sony de resgatar IPs antigas da SCE Japan Studio e alcançando o Nintendo Switch e Steam, além do PlayStation. Hoje vamos comentar sobre o novo título aqui na WDN, e agradecemos a BANDAI NAMCO pela oportunidade e o envio do game.
Sendo bem honesto, sempre achei golfe bem tedioso, e eu não sou de expressar interesse em jogos desse esporte, muito menos os "hiper-realistas" como "EA PGA", ou mais antigos como o "Links", entretanto, Everybody's Golf (ou Minna no Golf) eu lembro de ter conhecido lá em 2007 por conta do seu spin-off de tênis, Hot Shots Tennis de PlayStation 2, e a franquia atiça a curiosidade do público (e a minha também) não só pelos personagens com traço de anime, mas maior parte dos games sempre tem personagens convidados crossovers. Então pensei dar chances ao novo titulo que, ao invés da Clap Hanz (desenvolvedora original da franquia), o jogo foi produzido pela HYDE Inc.
Gameplay e mecânicas
A gameplay é um tanto simplificada, ao posicionar a bolinha, o lance é o jogador apertar o botão principal pra aparecer a barra de força aumentando da cor laranja (como destacado na imagem), pra conseguir tacar a bola na força máxima ou o mais próximo da bandeira indicando o buraco. Ao "confirmar" a força necessária, na hora de tacar temos que apertar o botão BEM NA HORA que o traço passar naquela barrinha minúscula vermelha baixo (é tipo recarregar uma arma no Gears Of War, onde tem que dar reloaded num momento exato).
O objetivo é tacar a bola no buraco no menor número de tacadas por conta de sua pontuação, seus pontos são adquiridos conforme tacar a bola em pontos específicos da grama ou nas aproximidades do buraco, só que você perde-os ao tacar a bola no meio de areia ou pro riozinho, e algumas partidas tem um certo rankeamento pra ter o maior número de pontos. Seu caddie (assistente pessoal) é quem vai auxiliando o jogador.
Sobre as tacadas no buraco, temos o Birdie - que é a menor possibilidade de tacadas possível, o Par - que é praticamente o limite do possível pra ser pontuado, e os Bogey - que não concedem pontos nenhum. A bolinha também tem efeitos especiais como o Topspin, e outro poderes, pra auxiliar o jogador à se aproximar do buracos, mas eu não vejo grande vantagem neles, diria que eles "iludem" o jogador.
Um ponto forte do jogo é a sua trilha sonora, ela é cativante em muitos momentos da gameplay.
Vale mencionar que começamos com 2 personagens: Aile e Mizuki, e a caddie Hannah, posteriormente vamos desbloqueando outros personagens conforme vamos progredindo no game, seja nas missões do Challenge Mode ou o World Tour.
Gráficos (+ Bug Encontrado)
Os gráficos são ok, cumprem seu papel para um jogo pensado em públicos mais novos e fogem do foco de jogos hiper-realistas. Os personagens também são bem trabalhos e modelados, porém eles tem reações um tanto exageradas (especialmente o Mizuki), dando a impressão que golfe fosse a coisa mais importante do mundo pela sua dramaticidade.
Mas ainda sobre os gráficos, aconteceu alguns momentos do jogo dar fortes travadas, e uma situação estranha enquanto eu jogava o game. Como eu alternava o jogo entre modo janela e tela cheia, em algum momento a Aile (personagem loira, e primeira disponível pra escolher) ficou com cabelo preto do nada, dando a impressão que ele perdeu a textura.
Isso desapareceu no momento que reiniciei o game, mas um tempo depois a BANDAI NAMCO soltou um patch de atualização, então presumo que corrigiram esse bug.
Personagem Convidado: PAC-MAN
Como citei anteriormente, começamos o jogo com apenas dois jogadores, mas assim como os outros Everybody's Golf, temos personagens convidados de outras franquias. E dessa vez temos a presença do maravilhoso PAC-MAN, o que me deixou bastante animado e meio frustrado.
O PAC-MAN tá completando 45 anos em 2025, e temos visto nosso Come-Come predileto tem marcado fortes presenças por aí, como o Shadow Labyrinth, o PAC-MAN World 2 Re-PAC, colaborações com a Atari e SEGA, além do próprio Everybody's Golf. Quem comprasse o jogo na pré-venda, teria o personagem liberado, ou pós-lançamento conseguiria desbloquear ao progredir nas missões do game.
Mas o motivo que me deixou frustrado é porque o jogo me induziu ao erro. Ele foi logo a minha primeira opção de personagem pra escolher, e quando eu joguei pela 1ª vez, o jogo dizia que ele já era um bônus desbloqueado, mas ele não aparecia nos menus de forma alguma, tentei jogar mais e mais vezes e conseguir pontuação boa pra desbloquear o PAC-MAN...e nada! Aí fui descobrindo depois que, pra desbloquear o PAC-MAN, tinha que passar o tutorial para iniciantes completo, e não tinha isso bem claro em lugar nenhum dentro do jogo, só na página da loja pra comprar o game, mas ainda assim de forma confusa.
Enfim, tirando essa aventura doida, pude liberar o PAC-MAN, ele pode não ser tão habilidoso quanto os outros personagens, porém é suave de se jogar com ele. E diferente dos outros personagens, suas reações são mais cômicas, mas ele não tem uma dublagem do Martin Sherman (voz do PAC-MAN no World 3 e World 2 Re-PAC), e sim seus tradicionais Waka-Waka do jogo de fliperama, e sempre quando o PAC-MAN faz uma tacada errada, faz aquele tradicional som dele morrendo.
Conclusão
EVERYBODY’S GOLF HOT SHOTS é um jogo legal, mas tá muito longe de espetacular, vejo ele mais como uma grande alternativa pra quem não quer jogar um PGA da vida, ou queira algo mais próximo possível de um Mario Golf, levando em consideração ao público-alvo. A gameplay ajuda bastante pra quem não é acostumado com golfe (que é o meu caso), mas jogando por muitas horas pode se tornar um tanto repetitivo.
A inclusão do PAC-MAN foi muito boa e mil vezes melhor que sua participação original no Everybody's Golf de PS Vita, mas será que isso é o necessário que faça você se interessar forte pelo game? Porque infelizmente o preço cheio dele pode acabar afastando os jogadores, ou nem ganhando muita atenção por conta de um certo lançamento aí na mesma época, então aconselho pega-lo numa época de promoções, especialmente para PlayStation 5.
Eu o recomendo, mas esperar uma oferta é bem mais convidativo.
EVERYBODY’S GOLF HOT SHOTS está disponível para PlayStation 5, Nintendo Switch e Steam.