No dia 25 de setembro, tivemos o lançamento de um jogos mais aguardados do ouriço azul, o Sonic Racing: CrossWorlds chegou ao público como uma forte promessa, reunindo não apenas os personagens do universo de Sonic, mas também de outras franquias da SEGA e demais empresas. Hoje vamos falar desse jogo bastante promissor aqui na WDN, e nós agradecemos à SEGA Brasil pelo envio do jogo, e ao 'Urubuxa' por essa incrível thumbnail.
OBS: Essa review está sendo feita pós-lançamento em razão de algumas atualizações, anúncios que o jogo recebeu dias depois, e destacando também a presença na BGS 2025.
Gameplay, Controles e Mecânicas
Jogando pela versão de XBOX One, o botão de acelerar é o A, de ré é o B, os de usar poderes de ataque/arrancada é o LB/LT, e RB/RT para dar drift, fácil de memorizar até. Além dos poderes, temos também plataformas no chão para acelerar, e anéis para coletar que ajudam na sua velocidade e resistência.
Quando o jogo intercala com os "cenários multiversais" ao atravessar os anéis, temos sessões de pilotar/correr no mar, ou voando, o que permite fazer acrobacias pelo ar, e ganhar um boost extra.
Modos de jogo
Temos o modo Grand Prix, que disputamos copas com 3 pistas cada (na verdade 4, se contarmos a ultima que é a unificação das 3), um modo de corrida contra o tempo, e também um modo Versus. E no Grand Prix tem rivais para o jogador disputar ainda mais pela liderança (ou acumulo de pontos na classificação geral).
Vale ressaltar que o modo Versus também tem sistema de rivais, mas todos os tipos de corrida são em equipes. Tendo modos onde coletamos mais anéis, número de abates, número de turbos e arrancadas ao "encostar" em seus companheiros de equipe etc.
Multiplayer Online - Cross-Platform
O jogo possui multiplayer com jogadores de outras plataformas (incluindo PC), pra jogar com os amigos é necessário adiciona-los por um número de ID. Na fase de acesso antecipado (para quem adquiriu a versão Deluxe), enquanto eu estive jogando pela versão XONE, pude testar o multiplayer com o Lucas Almeida (pois é, o dublador do Eren) enquanto ele jogava a versão de PS5.
Durante algumas jogatinas com o Lucas, eu me surpreendi com minha colocação em determinadas partidas (já que, além de não ser tão habilidoso assim, sempre tem uns tryharder hehehe), a conexão funcionou de forma excepcional, não só a questão de partidas públicas, como também o matchmaking para partidas privadas.
Multiplayer Online - Desafios Semanais
O jogo apresenta alguns desafios semanais para você liberar itens cosméticos e decorativos pro perfil do personagem, ou até carros e chassis. Vamos acumulando aos pontos de acordo com seu desempenho nas partidas online. Isso lembra um pouco o sistema que tinha no Crash Team Racing Nitro Fueled, em seu auge de 2019.
Nas primeiras semanas tivemos desafios da Hatsune Miku, depois do Minecraft (em celebração ao lançamento da DLC) e agora de Persona 5.
Edição de Colecionador - Limited Run Games
A Limited Run Games é notória pela publicação de jogos em mídia física em remessa limitada (como o próprio nome diz), e também em edições de colecionador. E mesmo que a SEGA tenha sido a publicadora em mídias físicas e digital para todas as plataformas, a LRG fez uma edição de colecionador com muitos itens acompanhados do jogo. Como SteelBook, chaveiros, cartinhas colecionáveis, CNH do Sonic (por que não?), ArtBook, trilha sonora, além do próprio game.
Só uma pena que sua pré-venda já esgotou, durando cerca de um mês, entre Junho e Julho desse ano.
Campanhas publicitárias e presença BGS 2025
Aconteceu um lance cômico antes do lançamento do game, uma estratégia de Marketing um pouco ambiciosa da SEGA, ainda mais lançando o jogo para o Nintendo Switch 1 e 2.
Acho super improvável algumas pessoas não se lembrarem dessa, mas a SEGA e a Nintendo eram fortes rivais no mercado com o Mega Drive e Super Nintendo, principalmente com Sonic e Mario representando suas marcas, e pra se destacar no mercado, a SEGA promovia o Mega Drive com o seu "Blast Processing", esnobando o SNES com seu Mode 7, com a justificativa de que o Super Nintendo era lento (com um comparativo do Sonic 2 com o Super Mario Kart)...mas sabemos como isso terminou, onde após o fim do Dreamcast, a SEGA se tornou uma empresa Third Party, lançando seus games para a casa do Mario, a Nintendo.
Porém, mesmo que a SEGA seja uma forte aliada da Nintendo nos dias atuais, ela fez uma graça ao esnobar o Mario Kart World de Switch 2 com seu conceito de mundo aberto (e representado por uma van capenga), sugerindo que o CrossWorlds (representado por um carro de F1) é mais "veloz" e com o conceito de dimensões mais atrativos, e se encerrando no mesmo estilo das propagandas clássicas, com o Slogan "Welcome to the Next Level", e o grito clássico "SEGA!", mas embora dá pra pegar a mensagem, o comercial não é tão agressivo igual na época do Mega Drive e SNES, já que Mario e Sonic são tão amigos ao ponto de disputarem Olimpíadas juntos, e a gameplay do Mario Kart World está toda borrada por pixels no comercial.
O Sonic Racing: CrossWorlds também foi destaque da Brasil Game Show 2025, tivemos um estande da SEGA todo temático, onde tivemos estações para jogar multiplayer, ou a DLC do Minecraft via singleplayer, uma réplica do troféu do Sonic que o Ayrton Senna levantou no GP da Europa de 93 (e que também estava na exposição da Mr.Games na Retrocon 25), um carro para tirar fotos, ativações valendo brindes, como chaveiro e pôsteres, e uma loja oficial da BGS e SEGA com produtos oficiais do game.
Além do estande da SEGA, o jogo também estava disponível pra jogar no estande da Samsung Brasil, com os chaveiros e pôsteres à disposição dos visitantes.
Conclusão
Então, Sonic Racing: CrossWorlds é um jogo bom? Eu digo com toda certeza que é um excelente game, ele é uma reposta agressiva não especificamente ao Mario Kart World ou outros jogos do gênero, mas sim ao jogo anterior, o Team Sonic Racing (apesar da Sumo Digital ter acertado muito na série All-Stars Racing, o TSR é tão sem sal ao ponto de ser uma pá de cal que fez com que a SEGA não arriscasse jogos de corrida do ouriço por 6 anos, mas felizmente a Sonic Team deu a virada de chave). Tem forte potencial para ser um dos grande jogos de corrida dessa geração, e com múltiplas franquias presentes, como Minecraft, Persona 5, PAC-MAN (que faz parte da celebração do 45° Aniversário, e do lançamento do World 2 Re-PAC), Bob Esponja Calça Quadrada (e outros personagens da Nickelodeon), Hatsune Miku, Mega Man (um dos últimos anúncios feitos) etc.
Mas claro que nem tudo são flores, teve momentos que o jogo deu fortes engasgadas na versão de XONE, então eu suponho que esse seja um dos últimos jogos CrossGen da SEGA, e a pior parte é o preço. Não me entendam mal, o jogo é incrível em tudo o que ele nos oferece e tem de oferecer com futuros conteúdos, mas isso não é justificativa pro jogo (na sua edição padrão) custar 400 Reais. Se você quiser muito comprar esse game, eu recomendo esperar uma promoção, ou achar uma loja vendendo mídia física, e torcemos MUITO para que a SEGA repense nesses valores, pois Sonic é uma franquia de variados públicos, e ver um jogo com grande potencial sair um preço nada acessível, pode ser uma decisão equivocada demais, ao ponto de ser crucial (de forma negativa) pro futuro do game.
Tirando esses pontos, o jogo vale muito a pena, só que aconselho o consumidor esperar o preço diminuir bastante (em definitivo, ou promoções), e esperamos também que seu suporte seja duradouro bastante. E quero finalizar essa review, com o Bob Esponja planando no hoverboard das cores do Metal Sonic, para agradecer mais uma vez ao 'Urubuxa' (nosso Designer) pela arte de capa, e a SEGA pelo apoio.
Sonic Racing: CrossWorlds está disponível na Steam, e para consoles PlayStation, XBOX e Nintendo Switch, com a versão de Switch 2 chegando em breve.










