Sakura Card Captors - 25 Anos de um aclamado Mahou Shoujo

25 Anos atrás, no dia 7 de Abril de 1998, entrava no ar pelo canal NHK BS2 um mais novo anime de Mahou Shoujo (gênero focado em "garotas com poderes mágicos"), CardCaptor Sakura (ou "Sakura Card Captors", como é conhecido no Brasil), é uma obra originalmente criado pelo grupo de mangakás "CLAMP" e publicado na revista "Nakayoshi" pela Kodansha, e que ganhou uma fama estrondosa no mundo entre o fim da década de 90 e os anos 2000, e vamos comentar um pouco sobre o anime e o grupo CLAMP.

O CLAMP é um quarteto de mangakás mulheres: Nanase Оhkawa, Satsuki Igarashi, Mokona (diga-se de passagem, elas fizeram um personagem com o mesmo nome em outras obras do grupo) e Nekoi Tsubaki. Antes de Sakura, desde 1989 elas criaram outros mangás que marcaram o público devido à suas tramas, como Tokyo Babylon, Guerreiras Mágicas de Rayearth (que ganhou anime produzido pela TMS e ao ar no Brasil pelo SBT) e RG Veda (a primeira obra do quarteto CLAMP).

Em 1996, na mesma época que Rayearth e RG Veda estavam sendo finalizados, CLAMP e a Kodansha lançaram os primeiros capítulos de Sakura Card Captors na revista Nakayoshi, e que posteriormente foram lançados em seu primeiro volume. E dois anos depois, Sakura recebe um anime, produzido pelo estúdio Madhouse, com produção musical da Victor Entertainment/JVC, e ao ar no Japão pela emissora NHK.

Aqui no Brasil, o anime foi ao ar com dublagem em português na Rede Globo em 2001, nos canais da WBD/Turner - Cartoon Network em 2000 e Boomerang em 2007 e por ultimo na extinta Loading TV em 2020, sob distribuição da Artworks Entertainment e com diferenças em relação à exibições originais.

O anime se passa numa cidade do Japão chamada de Tomoeda, Sakura Kinomoto é residente de lá, ela mora com seu irmão mais velho Touya Kinomoto, e seu pai Fujitaka Kinomoto, ela tem um crush em Yukito Tsukishiro, colega de classe e "amigo" (entre muitas aspas, hehehe) do Touya (irmão da Sakura), e ela estuda no colégio da cidade vivendo uma vida normal, até um dia ela vai na biblioteca de sua casa e encontra um livro "suspeito" e mágico, quando ela abre selo, ela desperta uma criatura misteriosa e amarela, o Kerberos (ou "Kero" pros mais familiarizados) e além de despertar Kero, ela acaba soltando por acidente todas as cartas mágicas contidas nesse livro, são as "cartas Clow", são cartas poderosas que realizam poderes mágicos, seja para o bem ou para o mal, e algumas são elementos como fogo, água (aliás, tem carta de água e chuva, por alguma razão), vento etc. E essas cartas carregam o nome de seu criador, o Clow Reed/Mago Clow.

Antes de morrer, o Mago Clow queria um sucessor para herdar o seu livro e as cartas, e Kero, um de seus guardiões, protege o lacre do livro durante anos, e quando desperta está disposto à ajudar Sakura na captura das cartas Clow, e assim cada vez mais fortalecendo seus poderes mágicos.

Sakura também tem o apoio de sua melhor amiga Tomoyo Daidouji, elas estudam juntas e a Tomoyo sempre filma a Sakura na hora dela entrar em ação na captura das cartas, além dela sempre costurar roupas e fantasias para a Sakura. A Tomoyo é filha da presidente de uma companhia de brinquedos de Tomoeda, sua mãe é Sonomi Daidouji (que também é prima da finada mãe da Sakura, Nadeshiko Kinomoto), e Tomoyo tem acesso à vários protótipos e dispositivos da companhia de brinquedos, e ela os usa e presenteia Sakura e Kero com eles pra facilitar na comunicação entre eles.

Além disso, Tomoyo é uma menina muito esperta, que tem muita gentileza e empatia pelas pessoas ao seu redor, e tem uma ótima voz para cantoria (que inclusive alguns episódios do anime são focados exatamente nessa característica da Tomoyo), ela acabou ganhando a admiração e respeito de muitos fãs da obra.

Além de Sakura, Kero e Tomoyo, temos também o Syaoran Li (ou "Shoran Li" como fica pronunciado na localização brasileira), ele nasceu em Hong Kong, e se transferiu para Tomoeda com o objetivo de capturar as cartas Clow, mas para sua indignação ele descobre que Sakura já está na busca das cartas e tendo posse de algumas delas. Uma coisa que vale ressaltar é que Sakura costuma ter sonhos proféticos (desde o começo do anime), e um desses sonhos envolve o Syaoran exato um dia antes de sua transferência para o colégio de Tomoeda.

Ainda sobre o Syaoran, ele pratica artes marciais e é descendente de uma linhagem de bruxos (incluindo o Mago Clow), ele é muito individualista, e quase toda a primeira temporada ele sente um "ranço" pela Sakura ao ponto de taxá-la como tonta e de que não seria capaz de capturar todas as cartas, e desde a sua chegada ele também sente uma "atração" pelo Yukito devido aos poderes provenientes da lua, mas apesar dele não considerar a Sakura como uma aliada, ele acaba "ajudando" ela na captura das cartas mais por interesse próprio, mas será que esse ego inflado, a raiva pela Sakura e seu individualismo duram muito tempo?

O Syaoran também tem uma prima, a Meiling Li, assim como o primo, ela nasceu em Hong Kong e se transferiu pra Tomoeda para ajudar o Syaoran na captura dar cartas, mas ela também se intitula como "namorada" do Syaoran (contra à vontade dele) devido à uma promessa de quando eles eram crianças, e isso faz com que ela tenha ciúmes e inveja da Sakura.

Meiling pode ser uma menina muito teimosa, mas ela é muito valente em determinadas situações para apoiar e ajudar o seu primo na captura das cartas (semelhante ao papel da Tomoyo com a Sakura).

Ela uma personagem importante pra franquia, mas tem um grande problema: Infelizmente a Meiling é personagem EXCLUSIVA do anime, ou seja, apesar de sua importância, ela não é canonizada na história do mangá (o máximo de ilustrações dela que dá pra encontrar com o traço do mangá são artes dela desenhada pelo CLAMP em Artbooks ou CDs Trilhas Sonoras da Victor JVC).

Bem, o Sakura Card Captors ganhou uma repercussão mundial enorme, inclusive o anime ganhou vários lançamentos (com direito à reimpressões de distribuidoras diferentes) em Home Video no Japão em Laser Disc, VHS, DVD e Blu-Ray (pela BANDAI, Pioneer, Geneon, Universal Pictures/NBCUniversal Japan e por ultimo a Warner Bros Japan), o anime também teve 2 filmes, "Viagem à Hong Kong" em 1999 e "A Carta Selada" em 2000 (esse ultimo ganhou dublagem no Studio Gábia), além de alguns games lançados pra PlayStation, BANDAI WonderSwan, Game Boy Advance etc.

Depois da conclusão do mangá e do anime clássico, a CLAMP ainda lançou uma continuação em 2016 (e anime em 2018 pela Madhouse novamente) intitulado de CardCaptor Sakura: Clear Card, mas lá em 2003 a CLAMP lançou uma obra chamada "Tsubasa Reservoir Chronicles", essa obra tem fortes ligações com XXXHolic, Sakura Card Captors e muitas obras da CLAMP, porque ela envolve multiversos (e você achando que a Marvel que idealizou isso), tanto que os protagonistas dessa obra é o Syaoran e Sakura de outra dimensão, mas não entraremos em detalhes porque queremos evitar quaisquer spoilers (e fazer confusão com vossas mentes também).

Como dito anteriormente, Sakura passou originalmente na Globo e nos canais da Turner (CN e Boomerang) dublado em português, o anime foi dublado no estúdio BKS de São Paulo (famoso por outro trabalhos na dublagem, em animes como Sailor Moon RSailor Moon S, Dragon Ball Kai e o jogo Ghostwire Tokyo da Bethesda), e contém um forte elenco de dubladores, dentre eles temos Daniela Piquet na Sakura, Fernanda Bullara na Tomoyo, Fábio Lucindo no Syaoran, Rodrigo Andreatto no Yukito, Ivo Roberto no Kero e Vagner Fagundes no Touya.

Em Dezembro de 2020 o anime retornou pra TV Brasileira, dessa vez na estreante Loading TV, sob distribuição da Artworks Entertainment (a mesma distribuidora dos filmes de Attack on Titan e Fairy Tail no HBO Max), e essa versão recebeu uma remasterização, e além disso também ganhou 2 novos encerramentos e 3 novas aberturas (além das duas aberturas com músicas inéditas, a primeira abertura recebeu uma segunda versão, onde o Fujitaka é substituído pelo Syaoran, mas ela só apareceu pela primeira vez na Loading), e também o trechos da "Sessão do Kero" foram redublados, o William Viana ficou encarregado da direção e remasterização, e Ivo Roberto redublou o personagem Kero nesses trechos da Sessão do Kero, onde ele conta algumas curiosidades sobre os trajes, dispositivos e itens recorrentes no anime, isso durante os primeiros 34 episódios.

1ª Abertura do Anime com a aparição do Syaoran:

Em resumo: Sakura Card Captors não apenas um anime de uma garota mágica, ele passa vários ensinamentos e mensagens como a questão do amor (até mesmo de mesmo sexo), tem belos personagens com um ótimo desenvimento, um belíssimo character design da CLAMP, e que atraiu até mesmo o público masculino pelo decorrer da sua trama.

Ele é um anime que pode não prometer muita coisa, mas acaba entregando muito pra visão do leitor e do telespectador, inclusive, quero deixar a minha Thread contando sobre minha experiência sobre o anime, na qual fui assistir por completo na Loading e desde então se tornou meu anime favorito:

Infelizmente depois da falência da Loading, ainda não temos previsão de quando a Artworks retornará com o anime pra assistir (por meios oficiais), mas a sua continuação "CardCaptor Sakura: Clear Card" está disponível legendado em português na Crunchyroll, e o mangá clássico e o Clear Card são publicados no Brasil pela editora JBC.

E Você? Gosta de Sakura? Conte para nós!


Fonte: RG Veda Wiki, CardCaptor Sakura Wiki, Tsubasa Reservoir Chronicle Wiki, Wikipédia Inglesa, Dublapédia, RetroTelevision DataBase Brazil, Crunchyroll e Material Pessoal

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem