Earthion (REVIEW): Um shooter encantador produzido por Yuzo Koshiro

Os jogos Shmups (Shoot 'em up, ou "de navinha") foram uma forte febre na época dos consoles 16-Bits, como Mega Drive, Super Nintendo e PC Engine. E na Steam, dia 31 de julho foi o lançamento de um dos jogos mais aguardados pelo público, o Earthion, projetado para Mega Drive, o jogo foi desenvolvido pelo estúdio Ancient Corporation através do seu novo selo YKGGG - Yuzo Koshiro Golden Game Generation, focado especialmente para jogos produzidos pela Ancient em consoles retrôs, e publicado pela Limited Run Games, e vamos comentar um pouco do que ele nos apresenta. Deixo os agradecimentos ao 'Urubuxa' pela thumbnail, e ao pessoal da Limited Run Games e Agência Masamune que mandou a versão digital para análise na WDN.

Como citado anteriormente, Earthion foi originalmente desenvolvido para Mega Drive pela Ancient, estúdio conhecido por trabalhos como Sonic 1 de Master System, a franquia Streets Of Rage, e Animetic Story Game 1: Cardcaptor Sakura para PlayStation, entretanto, suas versões para PC, PlayStation, XBOX, Nintendo Switch e PC foram cuidadas por três divisões da Embracer Group: a Bitwave Games (responsável pelo port), Limited Run Games (produtora e publicadora mundial) e SUPERDELUXE GAMES (publicadora japonesa). Além disso, o jogo teve seu desenvolvimento liderado Yuzo Koshiro (que também é o produtor e compositor), além de Makoto Wada como diretor, programador e designer, e Alexander Aniel como produtor através da LRG/SDX GAMES

Enredo

No ano de 265 C.S. (Calendário Solar), o planeta Terra tem seus recursos totalmente escassos, e a humanidade se submete à migrar-se totalmente para Marte, mas invasores atacam o nosso planeta, e o humanos tem de contra-atacá-los. Assumimos o papel de Azusa Takanashi, uma pesquisadora ambiental que perdeu seus familiares no ataque, e com sua nave de combate YK-IIA, o dever de Azusa é proteger a humanidade e buscar vingança pela sua família.

Menus, Gameplay, Mecânicas etc.

Antes de explicar sua jogabilidade, preciso detalhar um negócio para quem estiver jogando Earthion num controle de PlayStation e XBOX e navegando pelo menu principal: Por se tratar de um jogo de Mega Drive, o mapeamento do botão "B" está no botão "X" e "A" (PS e XBOX, respectivamente), e normalmente o "B" é o botão de saída do controle, então lembrem-se de apertar o Quadrado/X ou Bolinha/B ao confirmar.

Enfim, temos o menu principal (e nativo) do jogo, e também um menu de configurações implementado pela Bitwave. Com opções de alterar o idioma do menu e do próprio jogo, os Extras com créditos, placares de líderes, versões demos e protótipo do game. E ao iniciar a campanha toda vez, aparecerá opções de dificuldade para o jogador: Fácil, Normal, Difícil e Fera.

A gameplay de Earthion é um tanto interessante, temos um botão para a arma principal, um para a arma secundária (que coletamos ao percorrer pela fase), e um outro botão para as duas armas ao mesmo tempo. No caso do tiro secundário, podemos carregar até 2 armas conosco, seja lança-míssil, lança-chamas, raio-laser etc., e sempre ao destruir os inimigos, coletamos fragmentos verdes para aumentar a potência de nossas armas.

Podemos usar até duas armas duas armas durante a fase, mas antes da batalha contra o chefe, é nos concedido um boost (opicional), ele serve para o caso de aprimorarmos nosso escudo, ou então de realizar Upgrades nas armas e pegar vida extra.

Protótipos e Versões Demos

Na parte dos extras, é possível conferir as ROMs de versões demonstrativas do Earthion, para o jogador ter a curiosidade de ver o trabalho da Ancient progredindo até o seu estado final. Tendo o seu protótipo inicial tendo conceitos bem diferente do produto final.

(Ao retornar para o jogo original, sempre vá em "Versão do Jogo" no menu principal.)

Earthion e o Brasil: LOCALIZAÇÃO PT-BR

O Earthion está totalmente legendado para o Português do Brasil, sua localização foi produzida pela equipe da Masamune, com contribuição de Ivan Constantino (que infelizmente seu nome não aparece no jogo do Mega Drive, mas mantido nos créditos do menu), Makson Lima (ex-Keywords Studios e Loading TV), Renato Almeida etc.

Honestamente, isso foi um passo certeiro não só da Ancient (estúdio que só esteve habituado a trabalhar com jogos de língua japonesa e inglesa), como também da Limited Run Games, pois há jogadores brasileiros que clamam por localizações em PT-BR, e esperamos que Earthion não seja uma única exceção, e até jogos da Carbon Engine possam ter localização futuramente.

Earthion e o Brasil: RETROCON 2025

Nos dias 25, 26 e 27 de julho, rolou a Retrocon 2025 (e a WDN realizou cobertura com o apoio da Dubrasil), e o evento contou com a presença ilustre de Yuzo Koshiro, além da Limited Run Games e Ancient com estande do Earthion, é a 1ª vez que o músico visita o Brasil. Durante os três dias, tivemos Meet & Greets com o Koshiro-San no estande da LRG, e além dele ter assinado os itens de muitos colecionadores (no meu caso, tive um Sega Saturn e meu game de Cardcaptor Sakura da Ancient assinados por ele), haviam jogos da SUPERDELUXE GAMES à venda, junto com a trilha sonora do Earthion em CD fabricado pela Masamune, e um pôster da Azusa Takanashi com a bandeira do Brasil (cujo sprite foi mantido na introdução do game).

Além do encontro de fãs no estande da Limited Run, é claro que teríamos um show de fechamento da Retrocon, onde ele tocou várias obras-primas que ele compôs ao longo da carreira, em sua maioria, músicas de Streets Of Rage, Shinobi, Sonic 1 do Master System etc.

Conclusão

E Earthion, vale a pena? Sem dúvida! Apesar dele ser um "Bullet Hell" conforme progredimos, é um game que ainda sim encanta pela sua jogabilidade, trilha sonora de tirar o fôlego feita pelo Yuzo Koshiro, gráficos surpreendentes, e é uma obra-prima feita por um estúdio consolidado na indústria, desenvolvido para um sistema retrô e amado muitos, que é o Mega Drive.

Agradecimentos ao pessoal da Limited Run e Agência Masamune pelo apoio! Visite o site oficial da LRG para mais detalhes da compra da mídia digital e física. A versão da Steam foi a única lançada até o presente momento, as versões para PlayStation, XBOX Series X/S e Nintendo Switch chegarão em setembro, e a de Mega Drive em 2026.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem