Hoje vamos comentar sobre um game que está dando o que falar, trata-se do Earthion, um jogo Shmup projetado para Mega Drive sob produção de Alex Aniel (da Limited Run) e Yuzo Koshiro - o famoso compositor de Streets Of Rage e Shinobi - desenvolvido pelo seu estúdio, a Ancient Corporation (os mesmos desenvolvedores do Sonic de Master System, e o Animetic Story Game 1: Cardcaptor Sakura para PlayStation) com direção de Makoto Wada, e portado para os consoles modernos pela Bitwave Games - outro estúdio da Freemode/Embracer Group focado em preservação de jogos retrôs. Graças ao apoio da Limited Run Games e da Overload PR, iremos falar um pouco da versão de consoles aqui na WDN, e os feitos que o game atingiu nesse ultimo semestre. E aproveito pra agradecer também o 'Urubuxa' por essa thumbnail incrível.
OBS²: Caso se perguntem da presença do Wendy (mascote da WDN) na thumbnail, é porque o nosso colega Lucas Ryukaso (que faz a voz do nosso mascote) fez uma análise narrada desse game através da versão de PlayStation 4 sob com apoio da LRG e Agência Masamune (agência PR brasileira), então você pode conferir o veredito dele no nosso canal do YouTube: https://youtu.be/frXgEdtZlVQ
Comentários sobre o game e aspectos gerais
Bom, vamos lá, Earthion é um jogo de tiro de nave (Shoot 'em up) horizontal, nós controlamos a Azusa Takanashi, uma pesquisadora ambiental que precisa proteger a raça humana de invasores que atacaram a Terra, e prosseguimos nessa jornada com sua nave de combate YK-IIA.
Temos comandos de tiro principal no Quadrado/X (PlayStation e XBOX, respectivamente), X/A para usar a arma que você pegou, R1/RB para atirar os dois ao mesmo tempo, e como carregamos duas armas, para trocar é Bolinha/B.
O jogo tem um sistema de Upgrades, que só é possível fazer ao coletar algumas "capsulas" que ocupam um dos slots de armas, e aparecem sempre antes na hora do Boss.
OBS³: por se tratar de um jogo de Mega Drive com a ordem dos botões A, B e C, ao jogarem no controle de PlayStation ou XBOX sempre apertem o Quadrado/X enquanto navegar pelos menus do game, pois ele está mapeado no botão A do Mega, enquanto o X/A está mapeado no B. Já no Nintendo Switch, o botão B do Joycon tá mapeado na mesma localização do controle do Mega Drive.
Sistema de Passwords
Algo que esqueci de comentar na review da Steam, o jogo tem um sistema de Passwords, normalmente aparecem quando o jogador conclui a campanha, e daí surge um código para que os jogadores se desafiem nas dificuldades maiores, mas com os upgrades e vidas do progresso original da qual foi zerado.
Ou seja, você pode zerar em dificuldades avançadas com os mesmos upgrades de um progresso passado - ou até outros jogadores, já que tem pessoas que compartilharam saves com mais 99 Vidas.
Versão de XBOX One - UM VERDADEIRO MILAGRE
Perdão pela exaltação, mas o que mais me alegrou foi o fator de que a Limited Run Games fez questão de lançar o Earthion para o XBOX One (na qual solicitamos código para essa review). E qual são os motivos de alegria pra isso? É Simples:
- Durante as vendas da mídia física, a versão de XBOX foi anunciada exclusivamente para o Series X/S, então o Earthion de XBOX One veio como Shadowdrop no dia do lançamento de consoles - no entanto, sua mídia física não é compatível com o XONE, só o Series X.
- Estamos em 2026, e apesar de estarmos vendo muito jogo CrossGen entre PS4 e PS5, e Nintendo Switch 2 e NSW Original, muitas empresas estão optando em lançar seus jogos para o ecossistema XBOX exclusivamente ao Series X/S, títulos esses que são nada mais que jogos retrôs, e alguns ainda sem poderem ser rodados via XCloud (o que facilitaria a vida de quem joga em dispositivos com Game Pass, como TVs Samsung, ou daqueles que não conseguiram migrar ao Series X/S devido a escassez do videogame - com ênfase no Brasil), e que poderiam muito bem rodar no XONE, aliás, o único jogo desenvolvido/publicado pela Limited Run para XONE foi o River City Girls Zero lançado em 2022 (em parceria com a Arc System Works e WayForward). Segundo o Josh Fairhurst (Co-fundador e presidente da LRG), a empresa dá suporte ao XBOX publicando as mídias físicas para o console, só que quanto aos seus jogos digitais - em especial os da Carbon Engine (como a coletânea de Bubsy) - eles não tem um número significativo de vendas em razão do Game Pass ganhado os holofotes, e assim com vendas abaixo do esperado, o suporte a plataforma é praticamente escasso e com a Limited Run recorrendo à lançamentos exclusivos pro PlayStation, Nintendo Switch e Steam.
Mídias Físicas na Europa e Japão
Além da Limited Run Games, outras duas divisões da Embracer Freemode distribuíram o game em mídia física: a SUPERDELUXE GAMES (do Japão) e a Clear River Games (da Suécia com distribuição pra toda Europa).
A Clear River Games é conhecida por remasters de alguns títulos da CITY CONNECTION e TATSUJIN/Toaplan, e distribuição de mídias físicas de alguns jogos da Atari (como Tetris Forever), já a SUPERDELUXE GAMES é conhecida por ser distribuidora de jogos retrôs da KONAMI no Japão, e outras IPs de estúdios japoneses das quais a Limited Run preserva em seu portfólio. Ambas estão lançando o Earthion físico exclusivamente para o PlayStation 5 e Nintendo Switch.
Versão Arcade (exA Label)
O Earthion recebeu uma versão para arcades, por uma empresa chamada exA-Arcadia, não entendi muito bem funciona as encomendas dessas versões, mas o Arcade tem algumas features exclusivas.
Se quiserem conferir mais sobre essa versão, irei deixar o link de uma gameplay diretamente do fliperama (desativem a Dublagem gerada por IA do YouTube), e outras informações diretamente do site da exA-Arcadia:
Bundles na Steam
Saindo um pouco dos consoles, o Earthion recebeu dois bundles na Steam para aqueles que são amantes dos jogos de nave:
Em parceria com a Clear River Games (irmã sueca da LRG), temos um bundle com o R-Type Delta: HD Boosted (remaster do jogo do PlayStation de mesmo nome).
E outro em parceria com a KONAMI - acompanhado dos jogos GRADIUS ORIGINS e CYGNI: All Guns Blazing.
Impacto de Earthion no Brasil e no mundo
Earthion foi recebido pelos brasileiros de braços abertos, com a Azusa tendo o seu traje com a bandeira do Brasil, localização PT-BR feita pelo pessoal da Masamune - Ivan Constantino (que infelizmente seu nome não aparece no jogo do Mega Drive, mas mantido nos créditos do menu), Makson Lima (ex-Keywords Studios e Loading TV), Renato Almeida etc. - e também a ilustre presença de Yuzo Koshiro na Retrocon em julho do ano passado. Inclusive, em nossa cobertura em conjunto com a Dubrasil, o Koshiro assinou meu Cardcaptor Sakura de PS1 e meu Sega Saturn.
Earthion e Koshiro-san rodearam outras partes no mundo, como em Apex - Carolina do Norte no evento de celebração dos 10 Anos da Limited Run Games (e na sua loja física - Limited Run Retail), e em Madrid no evento Salón del Videojuego de Madrid (evento esse que contou também com a presença de John Romero).
Conclusão
E (pela 3ª vez) esse é o Earthion, e mantenho meu pensamento: Mesmo que ele seja tenha um certo grau de dificuldade, é um jogo fantástico que provavelmente será porta de entrada pra todos que se interessarem pelo gênero Shmup, pois não só tem a questão de jogar no fácil, mas o jogo por si só te cativa pela jogabilidade, gráficos e principalmente pela trilha sonora composta pelo Koshiro-san, e sem dúvidas merecia mais reconhecimento no quesito premiações da mídia - como foi nas indicações de categorias de Melhor Jogo Indie e Melhor Trilha Sonora da PlayStation Blog de 2025. Mas afirmo que platinar esse jogo pode ser um belo de um INFERNO, então o sistema de Passwords e o de Upgrades podem dar uma auxiliar bastante os jogadores. Aproveitando a deixa, além do vídeo de nosso colega Ryukaso, quero recomendar também a review do meu querido amigo MicaelXBR (e colega de VGDB).
Essa provavelmente é nossa ultima review do game, mas talvez não será a ultima vez que falaremos dele, pois a versão física (e original) de Mega Drive sairá no decorrer de 2026, e as futuras novidades você acompanhará aqui na WDN.
Mais uma vez agradeço os suportes da LRG, Masamune e Overload PR em todas as oportunidades que a WDN transmitir sobre Earthion, além do Urubuxa na produção das artes. Earthion está disponível em todas as plataformas (com desconto na Steam até dia 12/01) e Mega Drive com previsão de lançar nesse ano, e para mais informações, confira o site do game: https://earthiongame.com/pt-br/










